Seminário sobre o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU tem inscrições abertas

Data da Publicação: 16/11/2018

Seminário sobre o Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU tem inscrições abertas


Estão abertas para o público geral, até o próximo dia 20, as inscrições gratuitas para o seminário acadêmico “O Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU”, que será realizado pelo mestrado profissional interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), oferecido pela Universidade Federal de Rondônia (Unir) em parceria com a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). O evento acontecerá no dia 21 de novembro (quarta-feira), a partir das 19h, no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia, e contará com palestra do pós-doutor Matheus Hernandez.

O seminário tem como objetivo apresentar a constituição do Alto Comissariado para os Direitos Humanos enquanto ator político de referência, com legitimidade reconhecida e fonte dos debates sobre os Direitos Humanos no mundo, possibilitando o conhecimento em relação à temática na política internacional ao disseminar as tensões e demandas que envolvem os Estados-Membros.

Ao longo de sua existência, a Organização das Nações Unidas enfrenta desafios de como fazer cumprir suas recomendações em detrimento da soberania dos Estados. No caso dos Direitos Humanos, a dificuldade é conciliar as normas internacionais com a adoção de instrumentos capazes de promovê-los e, quando for o caso, combater e repudiar as violações cometidas pelos países. O Alto Comissariado é a principal entidade para as Nações Unidas no âmbito dos Direitos Humanos, contudo há um desconhecimento sobre sua estrutura e iniciativas. Nota-se nas discussões sobre o tema na entidade uma preocupação com o estado de direito e a impunidade, a violência e a pobreza, sendo que tais problemáticas só encontram respostas se pensadas em termos de diálogo e cooperação entre os países.

Palestrante

Doutor em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Matheus de Carvalho Hernandez é o convidado do evento e ministrará palestra de mesmo nome do seminário. Professor da Faculdade de Direito e Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados, concluiu recentemente seu pós-doutorado em Direitos Humanos na Columbia University (EUA) e tem na política internacional seu eixo de pesquisa na temática. Em seguida, a coordenadora do evento e professora do DHJUS Patrícia Mara Vasconcellos mediará uma mesa de debates entre o palestrante e a plateia.

Inscrições

A atividade será realizada no auditório do Tribunal de Justiça de Rondônia (Rua José Camacho, 585, Olaria) e tem como público-alvo os mestrandos das duas turmas do DHJUS, acadêmicos e interessados pelo tema.

O seminário, aberto ao público e gratuito, oferece 130 vagas e certificação de 5 horas-aula. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de novembro no menu Inscrições no Portal da Emeron. Caso haja o preenchimento do número de vagas antes do prazo, estas serão automaticamente suspensas.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Permitida a reprodução mediante citação da fonte Ascom/Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: twitter.com/emeron_rondonia e facebook.com/EmeronRO

 


<<
Agosto 2022
>>
DoSeTeQuQuSe
 123456
78910111213
1415161718
19
20
21222324252627
28293031