COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO - CAA/DHJUS (CICLO 2017-2020)
1. Prof. Rodolfo Jacarandá (Coordenador).
2. Prof. Márcio Secco (Docente/UNIR).
3. Profª Aparecida Zuin (Docente/EDucação/UNIR).
4. Úrsula Teodoro Gonçalves (Discente/Magistrada)
5. Risoneide Maria da Silva Alves (Técnica).
(Reunião Ordinária n. 6 de 12 de dezembro de 2017 - Ata de reunião deliberativa PPGDHJUS SEI/UNIR 0460696)
OBJETIVOS DA AUTOAVALIAÇÃO
- Colaborar para a melhoria da qualidade do ensino, da pesquisa, da inserção social, econômica, ambiental e cultural, e da gestão do DHJUS;
- Identificar as qualidades, os problemas e os desafios do DHJUS no contexto amazônico;
- Identificar o protagonismo do DHJUS através de seus impactos sociais, econômicos, ambientais e culturais na região amazônica ocidental;
- Integrar a avaliação interna do DHJUS às diversas iniciativas de avaliação já existentes na UNIR;
- Propiciar novas ideias e soluções para ampliar a integração da área de concentração, com as das linhas de pesquisa;
- Incorporar os resultados obtidos com a autoavaliação visando alternativas para maior relevância e inserção do DHJUS junto à sociedade.
ETAPAS DE IMPLEMENTAÇÃO E METAS
ETAPA 1: PREPARAÇÃO
- Estudo e levantamento das ações de avaliação realizados ao longo da avaliação quadrienal (2017-2020);
- Elaboração de formulários a serem respondidos pelos envolvidos no processo avaliativo;
- Elaboração do relatório executivo a ser preenchido pelos discentes e docentes para avaliação dos trabalhos de conclusão de curso e produto final;
- Divulgação, no Colegiado do DHJUS, dos critérios e métricas da autoavaliação;
- Seminários internos para apresentação dos processos de autoavaliação.
ETAPA 2: DESENVOLVIMENTO DA AUTOAVALIAÇÃO
- Análise das ações de avaliação já existentes na UNIR;
- Definições do escopo da autoavaliação do DHJUS junto à comunidade acadêmica; docentes e coordenação dos trabalhos;
- Proposição dos instrumentos avaliativos, incluindo questionários para docentes, discentes e egressos;
Execução da avaliação segundo os itens a seguir:
a) A missão e visão do Programa;
b) Consonância com a política nacional para o ensino de pós-graduação;
c) A interação e inserção na sociedade;
d) A interação com a graduação;
e) Organização e gestão do DHJUS de forma a garantir a participação da comunidade acadêmica nos processos decisórios;
f) Elaboração de relatórios;
g) Elaboração do Planejamento Estratégico;
h) Planejamento em relação aos processos, resultados e eficácia da autoavaliação do DHJUS.
ETAPA 3: METODOLOGIA E CONSOLIDAÇÃO DAS INFORMAÇÕES
A avaliação deve iniciar com o estudo da Proposta do Programa que serviu de parâmetro para as análises, os fundamentos conceituais, a matriz curricular, dentre outros, questões que já estão definidas no APCN – Proposta do Programa.
O levantamento e coleta de dados se deu em forma de pesquisa, procedendo-se a uma avaliação baseada nos aspectos quanti/qualitativos, com ênfase no qualitativo. Adotamos como técnicas de pesquisa:
- Análise documental e aplicação de questionários.
- Elaboração do documento que orientou o Planejamento Estratégico;
- Elaboração de relatório para a Coleta Capes 2020;
- Divulgação dos resultados à comunidade acadêmica;
- Sistematização dos resultados dos formulários respondidos pela comunidade acadêmica;
- Sistematização dos resultados do relatório executivo preenchido pelos discentes e docentes.
ETAPA 4: DIMENSÕES DA AUTOAVALIAÇÃO DO DHJUS
- Articulação, aderência e coerência com a missão, visão e objetivos do DHJUS;
- Articulação do Programa com as demandas de formação de magistrados, agentes políticos de outras instituições, servidores da justiça e sociedade civil;
- Adequação das disciplinas às linhas de pesquisa do programa e do perfil dos docentes;
- Adequação dos conteúdos das disciplinas aos produtos desenvolvidos pelos discentes;
- Atualização e dedicação dos docentes do programa às demandas da região amazônica.
- Avaliação constante do processo de autoavaliação do DHJUS;
- Abrangência do processo de autoavaliação junto aos docentes, discentes egressos e parceiro TJRO/Emeron;
- Participação dos docentes, discentes, egressos e parceiro TJRO/Emeron, no processo de planejamento;
- Transparência do processo de planejamento;
- Articulação entre objetivos do parceiro TJRO/Emeron e os resultados da autoavaliação.