Grupos de Pesquisa


Grupo de Pesquisa

Líder do Grupo

Descrição/Objetivos

Ética e Direitos Humanos

Rodolfo de Freitas Jacarandá

 

Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas da Amazônia - CEJAM

Aparecida Luzia Alzira Zuin

O CEJAM - Centro de de Estudos e Pesquisas da Amazônia, objetiva: - Pesquisar sobre as questões relativas aos Direitos Humanos, ambientais, Direito da Cidade,Direito do Estado e urbanísticos-ambientais no âmbito da Amazônia, mormente no Estado de Rondônia; - Estudar os impactos causados pelas relações de consumo nas populações tradicionais e indígenas e no meio ambiente da Amazônia; - Promover e implementar projetos e eventos visando o despertar e a consolidar interesse pela existência, preservação e desenvolvimento na Amazônia; Estudar a forma e os efeitos da aplicação dos conhecimentos primitivos pelas populações tradicionais e indígenas da Amazônia, relativamente à manutenção da natureza. - Pesquisar sobre a biodiversidade e biopirataria. - Pesquisar sobre os meios de comunicação social numa perspectiva do Direito,da Sociologia e Antropologia. - Pesquisar sobre Comunicação e Segurança da Informação. - Pesquisar sobre Cidades Sustentáveis na perspectiva da Cidade Educadora.

Laboratório Amazônico de Estudos em América Latina

 

Estevao Rafael Fernandes

(a) Agregar novos pesquisadores, tanto de outros Departamentos da UNIR quanto de outras Universidades, dedicados ao estudo da temática; (b) Fomentar a pesquisa entre graduandos, mestrandos e docentes da UNIR para que desenvolvam suas investigações de forma interdisciplinar, no bojo deste Laboratório e sob a orientação de seus integrantes; (c) Contribuir de forma efetiva para o adensamento e qualificação do debate para as políticas, epistemes, movimentos sociais e socialidades e identidades a partir da discussão latino-americana; (d) Criar um marco de referência em estudos e pesquisas sobre políticas com impacto social, econômico, ambiental, epistêmico e territorial na América Latina (em especial na pan-amazônia) e seus efeitos, considerando-se os diversos atores envolvidos e respectivas estratégias.

Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia - GTGA

Ricardo Gilson da Costa Silva

Laboratório de Pesquisa em Gestão do Território – LAGET, criado em 2011, está vinculado ao Departamento de Geografia (DGEO) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR),  tem como objetivo atender os discentes de graduação e pós-graduação em suas atividades formativas, didáticas e de orientação à pesquisa em Geografia e áreas correlatas, priorizando temáticas amazônicas.

O grupo de pesquisa realiza estudos teóricos e empíricos referentes às dinâmicas agrárias, territoriais e regionais que se manifestam na Amazônia brasileira e que impactam, sobretudo, a vida cotidiana dos grupos sociais que vivem no espaço agrário/rural.

O GTGA assume a perspectiva teórica da geografia crítica, que compreende o espaço e as dimensões geográficas da sociedade como produto das formações sociais, e os conflitos agrários e territoriais como resultado das tensões políticas das múltiplas territorialidades em movimento.

Todas essas geografias exigem um conjunto de pesquisas para compreender as transformações agrárias, territoriais e regionais que se processam na região, instando à Universidade esforços acadêmicos e institucionais para dar respostas às questões postas pela metamorfose social amazônica.

 


<<
Janeiro 2022
>>
DoSeTeQuQuSe
      1
2345678
9101112131415
161718
19
202122
23242526272829
3031