I CONGRESSO DHJUS 2017


CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E DESENVOLVIMENTO DA JUSTIÇA

Estratégia: Iniciar um efetivo processo de inserção social do DHJUS na sociedade rondoniense por meio da divulgação e cultura científica.

O Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça é um evento anual de extensão organizado pelo Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - Mestrado Profissional (PPG/DHJUS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a Escola da Magistratura do Estado (Emeron).

O evento objetiva  proporcionar aos mestrandos, pesquisadores e público em geral interessados na temática dos Direitos Humanos e Justiça  uma discussão qualificada e interdisciplinar sobre as diversas problemáticas dos direitos humanos e questões de justiça, bem como as formas de acesso, entendimento e exercício desses  direitos junto aos mais diversos  povos, etnias, grupos sociais e culturais do Brasil, a partir das óticas do Direito, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Socioambientalismo, História e Multiculturalidade, a partir da análise das políticas de Direitos Humanos e acesso à justiça  implementadas no país. Além disso, trata-se de acessar o ferramental analítico disponibilizado pelas diversas áreas acadêmicas que integram o programa interdisciplinar a fim de se compreender fenômenos nos quais a Multiculturalidade e os Direitos Humanos operam como componentes essenciais. Assim, desde o entrecruzamento disciplinar das Ciências Sociais com as discussões atualmente em andamento no DHJUS, espera-se ampliar o arcabouço teórico disponível para a análise dos temas desenvolvidos no âmbito deste Mestrado, bem como os debates, reflexões e produção intelectual dos envolvidos no evento.

O Congresso Internacional DHJUS é uma das maiores ações de extensão realizadas pelo Programa, porque além do impacto social também promove impacto educacional, pois contribui para a melhoria do ensino técnico, profissional e superior; durante a realização das suas edições desenvolve propostas inovadoras de ensino e pesquisa, porque gera produções bibliográficas, técnicas e artísticas.

Com as três edições realizadas, o DHJUS atingiu cerca de 4.000 (quatro mil) participantes, sendo atendidos pelo evento participantes da região Norte, do Brasil e países estrangeiros, como por exemplo: Bolívia, Argentina, Portugal, Espanha, Estados Unidos da América, e outros.

 

I CONGRESSO INTERNACIONAL DHJUS

 

 

 

 

Período: 16 a 20 de outubro de 2017

Processo SEI: 0001211-85.2017.8.22.8700

 

 

 

O I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça do Programa abordou um conjunto de questões sobre territorialidade, identidade, interculturalidade, pobreza, marginalização, gênero, Estado e Direitos dos povos e grupos sociais, com vistas a sensibilizar e educar, nos campos epistemológico e político, os sujeitos que estão desenvolvendo estudos acadêmicos na Universidade Federal de Rondônia e que tem atuação no âmbito do poder judiciário. Particularmente, no que se refere aos discentes do DHJUS, tratou-se de um momento importante para ampliar o entendimento/leitura/pesquisa sobre as questões da multiculturalidade, direitos humanos, territorialidades e Socioambientalismo da região e de todo o país.

Para a realização do Congresso Internacional DHJUS destaca-se que a ação tem vínculo com a graduação, assim fazendo frente com o vínculo entre a pós-graduação e a graduação, atendendo aos critérios do tripé universitário, isto é, ensino, pesquisa e extensão.

Parcerias:

No I Congresso Internacional DHJUS ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, Faculdade de Direito, da Universidade de Coimbra, com vista à Internacionalização do Programa.

O DHJUS firmou parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE), o Centro Acadêmico de Filosofia (CAF) e o Centro Acadêmico de Direito (CAD), todas organizações estudantis de graduação, para atuação conjunta em ações do DHJUS, sejam ações de pesquisa – onde os alunos ajudam a coletar dados, entrevistar pessoas, relatar audiências e etc. –, sejam ações relativas à organização de eventos científicos. Em todas as edições do Congresso Internacional DHJUS, que ocorrem anualmente, houve o apoio e colaboração dos centros acadêmicos e grupos de pesquisa da Universidade Federal de Rondônia.

 

Convidados:

  1. Bleine Queiroz Caúla (Unifor)

  2. Carla de Marcelino Gomes (Ius Gentium Conimbrigae/Centro de Direitos Humanos, Faculdade de Direito, da Universidade de Coimbra);

  3. Casimira Benge (UNICEF);

  4. Cecilia Caballero Lois (UFRJ);

  5. Fátima Weiss de Jesus (UFAM);

  6. Giuseppe Tosi (UFPB);

  7. Ilka Boaventura Leite (UFSC);

  1. Jacqueline Sinhoreto (UFSCar)

  1. Judith Costa Vieira (UFPA);

  2. Rosa Acevedo Marin (UFPA);

  3. Teresa Almeida Cruz (UFAC).

Participantes: Nesta edição o evento contou com cerca de 1.000 pessoas/média, diariamente, durante as atividades do evento científico (mesas-redondas; workshops; oficinas; simpósios; GTs; painéis; minicursos; conferências)

Carga horária: 48 horas-aula e 20 minutos.

 

 

 

 

 


<<
Agosto 2022
>>
DoSeTeQuQuSe
 123456
78910111213
1415161718
19
20
21222324252627
28293031